O lançamento ocorreu em frente a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (2) com a participação da diretoria do Sindifisco. Entidades reivindicam 24,49% de reajuste salarial.
Representantes de sindicatos de servidores públicos do Pará realizaram na manhã desta quarta-feira (02), em frente a Assembleia Legislativa, o ato de lançamento da campanha salarial 2022. A pauta de reivindicações inclui 13 itens, entre eles, o reajuste salarial de 24,49% para repor as perdas com a inflação nos últimos quatro anos.
Vários sindicalistas se pronunciaram para explicar à população os motivos da manifestação. O presidente do Sindifico Charles Alcantara observou que o Pará possui 109 mil servidores públicos, sendo que mais de 80% recebem menos de três salários-mínimos, e que a performance da receita estadual dá margem para que o governo recupere boa parte das perdas salariais do funcionalismo público. “De 2018 pra cá os servidores perderam 25% do seu poder aquisitivo, enquanto a receita do estado cresceu 29% acima da inflação. A situação permite que o governo conceda um bom reajuste que vai impactar positivamente na vida de cerca de 400 mil pessoas, além de beneficiar a economia paraense. O reajuste é justo, é necessário e o sindifisco está aqui comprometido com isso”.
O vice-presdente Antônio Catete, também explicou que os treze itens da pauta de reivindicação são de extrema importância para cada servidor público, especialmente a reposição salarial e o aumento do vale-refeição. ”Esperamos que o governo seja sensível para reconhecer as perdas que o servidor teve e a luta está começando”, disse.
Além de Charles Alcantara e Antônio Catete, também participam do ato, pelo Sindifisco: Débora Amoras (diretora de Comunicação), Marcelo Teixeira (diretor Financeiro) e Gustavo Assunção (diretor Jurídico).